A gestão de facilities ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo, afinal, é a área que garante o bom funcionamento de diversos serviços, desde limpeza até a manutenção da infraestrutura.
Mas seu papel dentro de uma companhia vai muito além, fazendo com que uma boa gestão de facilities contribua significativamente para sua produtividade e resultados positivos.
O segmento não para de crescer e, por isso, ter um profissional de facilities é um ponto chave para as organizações.
A gestão de facilities vem crescendo em empresas e condomínios, porque garante benefícios especiais em curto e longo prazos. Aqui, explicamos o que é gestão de facilities, o que proporciona e como investir nela. Acompanhe!
O que é gestão de facilities e como ela funciona?
Gestão de facilities, também chamada de gerenciamento de facilidades, é a terceirização de serviços e atividades de infraestrutura de maneira ampla e integrada.
Na prática, isso quer dizer que a gestão de facilities funciona sempre em sinergia com todas as áreas do negócio, garantindo o bom andamento das atividades e o atendimento das necessidades.
Benefícios da gestão de facilities
A gestão de facilities é responsável por proporcionar benefícios únicos para a empresa ou condomínio. Abaixo, listamos os mais representativos:
Garantia de sinergia e comunicação entre áreas e serviços, de modo a assegurar a qualidade do trabalho, a alta produtividade e manutenção da boa imagem da empresa;
Otimização do tempo da empresa e seus colaboradores, permitindo que se dediquem mais à atividade-fim e alcancem melhores resultados e desempenho;
Economia com serviços e infraestrutura, mantendo toda a empresa em perfeitas condições para executar suas atividades, além de garantir a segurança dos colaboradores;
Redução de burocracia na contratação de profissionais e eliminação do ônus com encargos trabalhistas, já que se trabalha com serviços terceirizados.
Como adotar a gestão de facilities?
A forma mais segura é a terceirização, contando com o apoio de uma empresa de facilities que responderá pela gestão e garantirá a qualidade na realização dos serviços.
Para demonstrar de forma mais clara, confira abaixo mais áreas que são coordenadas pela gestão de facilities:
Portaria;
Recepção;
Limpeza;
Segurança;
Paisagismo;
Manutenção;
Zeladoria;
Alimentação;
Serviços de entrega;
Construção Cívil ( Obras & Reformas)
Obras de Subestação de Energia
Treinamentos;
Assistência médica;
Tecnologia da informação;
Produção de eventos.